Coronavírus pode ser transmitido por contato pessoal próximo.

Como você está enfrentando o coronavírus (COVID-19)?

Posted by

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo tipo de coronavírus foi descoberto em dezembro do ano passado após alguns casos registrados na China. O novo agente provoca a doença conhecida como coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez no ano de 1937, mas foi em 1965 que o vírus foi detectado no microscópio. Ele recebeu esse nome por se parecer com uma coroa.  

No último dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o novo coronavírus como uma pandemia. Mas e agora? O que fazer para evitar o contágio? Como se prevenir?

Confira o conteúdo especial que produzimos para você passar por esse período com tranquilidade 😉

Sintomas do coronavírus são semelhantes ao de um resfriado. Vírus ganhou esse nome por se parecer com uma coroa.

Como o COVID-19 é transmitido?

O contágio pelo coronavírus acontece após o contato com pessoas infectadas e superfícies também contaminadas, através de:

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido do contato com os olhos, boca e nariz.

Como evitar a transmissão e o contágio?

  • Lave sempre as mãos com água e sabão por ao menos 20 segundos ou use álcool gel a 70%;
  • Lembre-se também de limpar as superfícies que você utiliza: mesas, bancadas e também os aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores;
  • Cubra o nariz e a boca com o braço ou um lenço descartável sempre que tossir ou espirrar;
  • Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, evite aglomerações;
  • Quando estiver em casa, mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Quais são os sintomas do COVID-19?

Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de um resfriado. Mas a doença também pode se caracterizar pela infecção do trato respiratório, causando pneumonia. Os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

É suspeito ou testou positivo para o coronavírus?

É recomendado que aquelas pessoas que possuem sintomas leves de COVID-19 permaneçam em isolamento domiciliar. Mas caso você sinta falta de ar, procure ajuda médica imediatamente.

O contágio pelo coronavírus acontece por gotículas de saliva, espirro, tosse e contato pessoal próximo.


Após todas as dicas para reconhecer um quadro da doença, quais os cuidados necessários para evitá-la e como se tratar caso você seja infectado, chegou a hora de saber sobre como enfrentar esse período com calma e tranquilidade. Confira:

1. Não entre em pânico

Somos bombardeados por informações a todo minuto, mas se seguirmos as orientações recomendadas pelas autoridades, essa história poderá ter um desfecho diferente aqui no nosso país.

2. Diga não às Fake News

Busque informações somente em sites oficiais como o do Ministério da Saúde e em jornais e portais de notícias confiáveis. Nunca repasse notícias sem data de publicação. Isso é um grande sinal de fake news. Outra dica é que elas costumam ter títulos e conteúdos alarmistas. Fique atento! 

3. Faça aquilo que te faz bem

Leia livros, faça cursos on-line, se exercite, organize sua casa. Vale até preparar aquela receita que você está tentando colocar em prática há anos. E pra ficar mais divertido, que tal chamar a sua família pra participar? Vai ser diversão na certa!

A equipe WiPlay continuará trabalhando para ajudar todos os clientes e parceiros a superar este desafio. Esperamos que você, seus familiares e amigos estejam bem, com saúde e otimistas de que em breve tudo vai ficar bem. Não deixe de se cuidar!