Tv corporativa home office

Por que adotar um aplicativo de comunicação interna na sua empresa?

Posted by

Por que um aplicativo para comunicação interna? Vivemos um período de mudanças na forma de se comunicar em que é preciso descobrir outras formas de manter-se em contato com as pessoas. Enfim, se isso já é difícil para nós, que mesmo distantes tentamos manter contato com a família e os amigos de maneiras diferentes, imagine para as empresas, que de uma hora para a outra tiveram que se reinventar e manter tudo funcionando mesmo à distância?

O que você vai encontrar neste post:

Como se comunicar com os seus colaboradores em tempos de distanciamento social?

No mundo corporativo a necessidade de comunicar remotamente torna-se cada dia maior, uma vez que existem regras, processos, alterações de rota, novidades acontecendo a todo momento que precisam ser comunicadas a todos sem exceção. Leia mais sobre endomarketing a distância.

Com o distanciamento social, as empresas perceberam a necessidade de ter uma comunicação ainda mais alinhada e acessível a todos os colaboradores. Foi necessário repensar estratégias e operacionalizar novas práticas como por exemplo a adoção de um aplicativo para comunicação interna mantendo a equipe engajada e unificando a comunicação permitindo o acesso de seus seus arquivos de qualquer lugar.

Home-office e a comunicação interna

Desde que adotamos o home-office, a comunicação interna se tornou um desafio ainda maior. A modalidade de trabalho vem se tornando tendência mundial, e aqui no Brasil, o home office, destacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve queda de; 2,1%, entre 2012 e 2014; cresceu 7,3%, em 2015; e voltou a ter queda de 2,2%, em 2016. Foi quando em 2018 haviam 3,8 milhões de brasileiros já trabalhando em suas casas, momento que o modelo atingiu seu auge.

comunicação interna aplicativo

Conforme pesquisa da consultoria Mercer, 78% das empresas brasileiras já ofereciam a modalidade de trabalho remoto, porém 15% passaram a oferecer essa alternativa apenas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em 2018 por volta de 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam em casa

Um pesquisa da revista americana Fortune com os CEOs das 500 maiores empresas do planeta aponta que; 26,2% disseram que nunca mais pretendem que pelo menos 90% dos seus colaboradores retornem ao local normal de trabalho.

comunicação interna aplicativo

Em seguida uma empresa de recrutamento que seleciona profissionais especializados para cargos de média e alta gerência considera que 86% dos profissionais entrevistados gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência quando as restrições de permanecer em casa forem flexibilizadas.

Trabalhando remotamente

O estudo ainda que; 74% dos colaboradores estão preocupados com a perda de seus empregos assim como 52% acreditam que estão trabalhando mais horas em casa do que antes. No entanto 49% dos profissionais de escritório que fizeram a transição para o trabalho remoto disseram ter melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal sem o deslocamento diário. Entretanto 64% disseram que vão repensar o “aperto de mãos” nos negócios no futuro. Assim, empresas e marcas já entendem que é cada vez mais é importante repensar a forma de comunicar da sua empresa e encontrar o seu caminho no mundo mobile. 

Comunicação interna via mobile

Pensando em como melhorar e expandir a comunicação interna da sua empresa com os funcionários, a Wiplay desenvolveu o aplicativo mobile AppTalk, que entrega todas as informações que a sua empresa precisa ao mesmo tempo em que engaja os colaboradores.

Com ele, você consegue manter todos os seus colaboradores atualizados e alinhados com os acontecimentos da empresa onde quer que eles estejam.

O que um aplicativo de comunicação interna pode fazer pela sua empresa?

O aplicativo permite que você consiga divulgar tudo aquilo que é importante para a motivação e engajamento das equipes por exemplo comunicados, pesquisas, documentos, treinamentos, resultados, entre outros materiais relevantes. Com o AppTalk, ainda é possível alcançar todas as equipes da sua empresa usando textos, fotos, vídeos, assim como disponibilizar treinamentos, links externos.

comunicação interna aplicativo
comunicação interna aplicativo

Outra facilidade é poder determinar quais grupos ou departamentos receberão cada comunicado e ainda mensurar se as ações divulgadas estão atingindo os resultados esperados através dos números de visualizações e reações em cada post.   

Determine quais grupos ou departamentos receberão cada comunicado

É importante que haja diretrizes que orientem os funcionários sobre o envio e o armazenamento de arquivos, confidencialidade de informações e esferas de acesso. Nossa solução também ajuda a atingir os funcionários que normalmente não teriam contato com a comunicação interna da empresa, como é o caso dos representantes externos ou então aqueles que, por algum motivo, estejam distantes da empresa (home office, viagens a trabalho, alocados em outras filiais). É a comunicação se torna fácil e rápida para todos. Tudo isso usando apenas um smartphone.

Veja algumas vantagens de usar um aplicativo na sua Comunicação Interna

  • Comunicação interna mobile;
  • Implantação de baixo custo;
  • Maior engajamento da equipe;
  • Segmente as informações por pessoa ou área;
  • Obtenha feedbacks dos colaboradores;
  • Conexão rápida e segura com todos os colaboradores;
  • Conteúdos permanentes, sempre no feed de notícias dos usuários;
  • Gestão digital de documentos;
  • Divulgação de resultados de forma simples e mais atrativa; 
  • Integração com os conteúdos da TV Corporativa com o AppTalk  

Com a tecnologia espalhada por vários cantos e coisas em nossa vida, nossa sociedade está cada vez mais conectada. A tecnologia está presente na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, desde que acordamos até a hora de dormir. Computadores, TV’s inteligentes, videogames, tablets, smartphones… em tudo temos a chamada “Internet das Coisas”. E por que que em nosso ambiente de trabalho isso seria diferente?

Comunicação interna digital aliada ao contexto

De acordo com a pesquisa “Tendências de Comunicação Interna 2020”, publicada no ano passado cerca de; 34% das empresas brasileiras pretende aderir ao uso de aplicativos para smartphones ainda este ano.

home office comunicação intern

Esse tipo de implantação encontra-se na primeira posição entre as implantações mais desejadas. Em dois anos esse tipo de canal já cresceu 12 pontos percentuais em intenções de uso. Segundo o Google; já são mais de 62% de brasileiros que possuem smartphones, um “computador de mão” que torna o acesso à informação simples e rápido.

Ainda de acordo com essa pesquisa, somente 18% das empresas avaliadas acredita que a sua comunicação alcança o seu público interno de forma plena, mantendo todos alinhados com as práticas da organização.

Além disso, os próprios colaboradores pedem para que as próprias empresas se comuniquem utilizando outras formas e meios, não só usando os e-mails marketing ou murais digitais.

Então, nada melhor do que aproveitar esse período que vivemos atualmente para realmente fazer parte desse novo mundo, onde todos estão conectados, informados e onde a comunicação não tem fronteiras. Investir no mobile não é mais se diferenciar, é mais do que isso, é uma necessidade não somente para as empresas, mas para todas as pessoas e segmentos.